Chocolate – O mal que cura

Desde luxuosa moeda de troca, a substituto do vinho, passando por item sagrado servido em cerimónias religiosas, ou simplesmente produto gourmet, o chocolate é um delicioso mistério consumido já alguns anos, mas sem data nem local de origem conhecidos ao certo. Muito apreciado pelo mundo fora faz as delicias nos mais diversos tipos:

  • amargo (+ de 70% cacau e pouco açúcar)
  • meio amargo (50% cacau e pouco açúcar)
  • leite (30 a 40% cacau e leite em pó)
  • branco (manteiga de cacau, açúcar e leite)
  • diet (massa e manteiga de cacau, sorbitol, sacarina ou vanilina, em substituição do açúcar)
  • soja (feito com leite de soja, indicado para intolerantes à lactose e celíacos)
  • alfarroba (substituto do chocolate indicado para diabéticos, intolerantes à lactose e celíacos)
  • chocolate em pó (amêndoas de cacau moídas, sem manteiga de cacau)
  • achocolatado (mistura de chocolate em pó, leite e muito açúcar)

Saber qual das versões escolher, é realmente uma verdadeira dor de cabeça. No caso do chocolate amargo as razões para o consumir são muitas:

  1. combate o mau humor
  2. diminui a ameaça de pré-eclampsia
  3. atenua a cirrose hepática
  4. reduz a pressão arterial
  5. mantêm o coração forte
  6. baixa a resistência à insulina
  7. previne o derrame

Sabia que um quadradinho de chocolate amargo por dia ( de preferência de manhã ou ao final da tarde) é o suficiente para melhorar a sua saúde e que quando consumido em jejum o chocolate diminui a fome e contribui para o emagrecimentoSe já era difícil de lhe resistir, agora então é que vão ser elas 🙂 acabaram-se as dentadas às escondidas, coma sem preconceito e disfrute dos pequenos prazeres da vida 🙂

Para abrir o apetite aqui fica a nossa sugestão de um doce de comer e chorar por mais. Experimente e diga-nos lá se não é verdade.

Bolo Brigadeiro de Framboesas

bolo brigadeiro e framboesas_aqui_ha_gata

Ingredientes do bolo: 5 ovos 1 xícara (chá) de açúcar refinado 1.3/4 xícara (chá) de farinha de amêndoas 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1/2 xícara (chá) de creme de leite 1/4 xícara (chá) de leite

Modo de Fazer: Unte e polvilhe uma fôrma redonda, de cerca de 25 cms de diâmetro. Forre o fundo com um disco de papel manteiga, também untado e polvilhado. Em um bowl, misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento em pó. Separe as gemas das claras em neve. Misture as gemas com o açúcar refinado com o auxílio de um fouet. Adicione o creme de leite, o leite e misture até obter uma mistura homogênea. Agregue a mistura das farinhas e misture delicadamente até incorporar. Bata as claras em neve e adicione à mistura. Misture delicadamente, somente o suficiente para agregar. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC e asse por cerca de 40-50 minutos, ou até espetar um palito e este sair seco. Deixe esfriar por completo para só então fazer 2 cortes, obtendo 3 discos de bolo.

Recheio: 1 lata de leite condensado Moça 1 colher cheia (cerca de 25 g) de manteiga sem sal 20g de cacau em pó 100 g de chocolate meio amargo ou amargo 200ml de creme de leite

Modo de Fazer: Leve todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso ao fogo. Ao menor sinal de fervura, abaixe o fogo e cozinhe pacientemente até a massa encorpar e obter ponto de mingau grosso. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Cobertura de ganache: 250g de chocolate meio amargo 150g de creme de leite com 25% de gordura

Modo de Fazer: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas na potência média. Quando estiver liso e homogêneo, adicione o creme de leite. Misture vigorosamente com uma espátula. Reserve.

Decoração: 2 caixas de framboesas frescas Cerca de 100g de crispearls dark – bolinhas crocantes amargas belgas 1 caixa de biscoitos champagne Fita

Montagem: Corte o bolo em duas partes, obtendo deste modo 3 discos de bolo. Aplique metade do recheio de brigadeiro e dulce de leche em um disco. Cubra com o segundo disco e repita a operação, finalizando com o último disco de bolo. Cubra todo o bolo com a cobertura de ganache, alisando com o auxílio de uma espátula. Disponha os biscoitos champagne em toda lateral do bolo. Enfeite com framboesas, crispearls e arremate o seu bolo com uma fita rendada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s