Centeio, o cereal killer amigo de quem se preocupa em manter a forma física

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Os cereais integrais, tais como o trigo, arroz, milho, aveia e centeio são ricos em nutrientes (vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo) e em carboidratos complexos e fibras, apresentando um baixo teor de gorduras.

A sua recomendação para a nossa alimentação deve-se ao facto de que ingerindo a mesma quantidade de energia de um alimento comum, ao serem consumidos ingerimos maior quantidade de minerais, vitaminas, fibras, antioxidantes, lipídios, proteínas e outros nutrientes.

De acordo com alguns nutricionista o ideal para uma dieta saudável é o consumo de cinco a seis porções de grãos ao dia, sendo que destas, pelo menos três porções devem ser de cereais integrais.

Para quem acha que isto é a missão impossível, experimentem: começar pelo pequeno almoço comendo aveia e cereais matinais à base de milho ou de trigo. Para o almoço e jantar reserve espaço para o arroz e a cevada. E o centeio utilize aos lanches, tornando-os perfeitos, quer em pão ou bolachas.

 Com grandes qualidades nutritivas e o seu delicioso sabor, o centeio, é actualmente muito popular por todo o mundo. Rico em fibras pode ajudar na perda de peso, uma vez que quando ingerido aumenta a sensação de saciedade.

Disponível durante todo o ano, este cereal têm diversos beneficícios para a nossa saúde, ora veja:

Se ficou cheio de vontade de começar desde já a consumir este cereal, que de killer nada têm 🙂 aqui fica uma receita fácil e rápida.

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