Linhaça – em destaque nas dietas de emagrecimento

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Eliminar os quilos a mais é válido não somente por razões estéticas, mas também porque consiste numa forma muito eficaz de defender o coração. A linhaça, sendo a mais rica fonte de ômega 3, favorece a eliminação de gorduras, ajudando a evitar os excessos que se vão acumulando sobretudo na zona do abdomen, causando a famosa barriguinha que incomoda e armazena gorduras prejudiciais ao coração.

Não é ao acaso que lhe chamam alimento funcional. Para além das proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), a linhaça, contêm alguns nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), que proporcionando um aumento das defesas orgânicas e redução do envelhecimento celular, reduzem o risco de algumas doenças.

Actualmente muitos são os estudos que têm sido feitos para comprovar os beneficícios deste alimento. Eis algumas das suas aplicações:

  • vitalidade física
  • redução de peso
  • combate ao cancro
  • melhoria da pele e cabelo
  • sistema digestivo e nervoso
  • doenças inflamatórias
  • retenção de líquidos
  • sistema imunológico e cradiovascular
  • funcionamento intestinal
  • redução colesterol e sintomas de TPM e menopausa

O melhor de tudo isto é que, segundo dizem, bastam 2 a 3 colheres de sopa, diárias, de linhaça para ver os resultados. Triture no liquidificador, pois assim terá mais benefícios nutricionais, e misture-a em sumos de fruta, no iogurte, com cereais, em saladas ou até mesmo a acompanhar um prato de arroz. Em pães, bolos ou bolachas, pode ser tomada por pessoas de todas as idades. No café da manhã ou no almoço, inclua a linhaça na sua alimentação. A baixo têm uma sugestão de arroz agora só lhe falta escolher o acompanhamento 🙂

Arroz com Linhaça
Arroz com Linhaça

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz (branco ou integral)
  • 4 colheres de sopa de linhaça
  • 1 cebola média
  • 2 xícaras de água
  • Sal a gosto

Preparação:

  1. Lave o arroz e escorra
  2. Em uma panela misture o arroz, a linhaça, a cebola e água
  3. Leve ao fogo médio sem tampar a panela
  4. Caso faça com arroz integral, será necessário acrescentar mais água e cozinhar mais

Fonte da Receita: Tavola Calda

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