Chá Verde – Caretas à parte, o sacrifício vale bem a pena.

chá verde_aqui_ha_gata

Algumas coisas só se conseguem beber com algum sacrifício e cara feia, esta é uma delas, mas vai ver que vale bem a pena o sacrifício.
Nos últimos anos muitos têm sido os estudo dedicados aos benefícios desta bebida, que conta com mais de 5 mil anos, e que dá pelo nome de chá verde.

cha verde_emagrecer_aqui_ha_gata    Beber entre 2 a 6 chávenas de chá verde, por dia, podem ajudá-lo a emagrecer e a acumular inúmeros benefícios para sua saúde, resultando num aumento significativo da sua longevidade e qualidade de vida. Sendo uma bebida termogénica, ou seja, que aumenta a temperatura corporal, é ideal para realizar a dieta do chá verde.
Entre as suas múltiplas propriedades destacamos:

  1. Na boca – Tem um efeito inibidos em bactérias da boca, ajudando a combater o mau hálito, dores de garganta e cáries.
  2. Previne o cancro – As substâncias contidas no chá verde previnem a oxidação das células e combatem os radicais livres sugerindo que ele é capaz de prevenir todos os tipos de cancro.
  3. Ajuda a dormir melhor –  Evita a oxidação (e morte) dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apneia.
  4. Reduz o risco de derrame – Estudos demonstram que bastam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia para as mulheres terem até 62% menos chance de morrer de derrame. Para homens o risco é de 42%.
  5. Previne e retarda a doença de Alzheimer – Compostos presentes no chá verde inibem a atividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurônios, evitando assim que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e que leva à demência chamada de doença de Alzheimer.
  6. Previne e reduz a artrite – Substâncias químicas contidas no chá verde podem bloquear a enzima que destrói a cartilagem e leva à dolorosa artrite.
  7. Protege contra a doença de Parkinson –  Os antioxidantes do chá verde, reduzem a oxidação dos neurônios contribuindo para a redução do avanço e prevenção da doença.
  8. Bom para o coração – Um estudo recente descobriu que o chá verde melhora o fluxo sanguíneo e a habilidade de relaxamento das artérias. Estudos também mostraram que o chá verde ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol.
  9. Antienvelhecimento – Contém flavonóides, conhecidos lutadores contra o envelhecimento, que ao evitarem a oxidação celular, mantém as células vivas por mais tempo. O chá verde também combate os radicais livres a inflamação causada pela exposição à luz solar. Devido aos mesmos efeitos antioxidantes, o chá verde possivelmente retarda o processo do envelhecimento da pele em geral como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele, etc. Estudos mostraram que cremes com chá verde levam a melhorias significativas na elasticidade da pele.

Se está cansado de beber água, então adicione-lhe chá verde e comece a usufruir de todos os seus benefícios. No entanto, não deverá  ser um saquinho qualquer que se intitule de “chá verde”. A verdadeira erva designa-se por Camellia Sinensis e a sua infusão deverá ser preparada da seguimente forma:

  1. Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
  2. Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
  3. Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
  4. Beba-o assim que possível, sem pressa.

Tenha sempre em atenção que infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico da sua xícara poderia ser reduzido.

Agora que já apareceram os dias de calor e que o que apetece são coisas leves e frescas que tal esta sugestão de Gelatina de Chá Verde e Maracujá.

Ingredientes:

  • Meio litro de água
  • Duas colheres de chá verde
  • Polpa de maracujá a gosto
  • Uma folha de gelatina sem sabor
  • Adoçante permitido a gosto

Preparação:

Coloque meio litro de água a aquecer. Quando estiver nuns 75, 80 graus centígrados, apague o lume e prepare o chá com duas colheres. Deixe repousar 3 ou 4 minutos e depois coe. Deixe esfriar à temperatura ambiente e depois misture com o sumo ou polpa de maracujá. As proporções são ao seu gosto.  Adoce a gosto e coloque a folha de gelatina sem sabor.

Deixe esfriar no frigorífico durante algumas horas.

gelatina_cha_verde_maracuja_aqui_ha_gata

Fontes: http://hypescience.com/beneficios-cha-verde/ ; http://dieta-alimentar.blogspot.pt/2014/02/beneficios-do-cha-verde.html ; http://www.chaverdebeneficios.com/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s