Sugestões para lanches saudáveis

Para quem prometeu este ano ter uma alimentação mais saudável, fique a saber que uma das partes mais importantes para cumprir a promessa é fazer lanches entre as principais refeições. Por lanche, entenda-se, uma pequena refeição, por exemplo, um iogurte e uma peça de fruta.

Com o lanche é garantido que sentirás menos fome até à próxima refeição,mantens a glicémia estável, diminuis o stress e melhoras o teu humor.

O recomendável é que faças uma refeição a cada 3 horas de forma a manteres o corpo com energia e o metabolismo activo. Estudos apontam que aqueles que fazem entre 5 a 6 refeições por dia possuem um padrão alimentar mais saudável e melhoram a sua disposição física e mental. Da mesma forma este fraccionamento da alimentação é fundamental para os programas de emagrecimento.

Frutas, iogurtes, sandes leves, sumos, chás, cereais e barras de cereais com ou sem frutas são óptimas opções para lanches.

Aqui ficam 10 ideias para lanches saudáveis e rápidos de fazer para o teu dia-a-dia.

frutas

1- Frutas
Ricas em vitaminas, as frutas podem ser associadas a outros alimentos, como iogurtes, batidos, cereais, etc… Varie as frutas e obterá mais benefícios.

 

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2- Mix de Oleaginosas
Práticas de transportar e cheias de nutrientes (proteínas, vitaminas, selênio, potássio e ômega3) têm uma acção antinflamatória e são óptimas fontes de ácidos graxos (reduzem o colesterol mau).

 

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3- Barras de Cereais
Podem ir consigo para todo o lado, mas opte pelas ricas em fibras, com baixo teor de gordura saturada e com poucas calorias.

 

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4- Pão Integral com Queijo Branco
Muito completa, esta sugestão combina o carboidrato complexo associado à proteína magra.

 

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5- Torrada Integral com Requeijão Light
Duas torradas integrais com requeijão light são um óptimo lanche. Podes também substituir o requeijão por creme ricota ou uma geleia light.

 

iogurte

6- Iogurte
Rico em cálcio ajuda a manter a flora intestinal. Podes acrescentar grãos, frutas picadas ou cereais. Imagina um iogurte com uma colher sopa de chia, linhaça, granola ou aveia.

 

 

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7- Frutas Desidratadas
São saudáveis como uma peça de fruta, mantêm o seu valor nutricional, no entanto, parecem mais doces pois ao retirar-lhes a água, o açúcar da água fica concentrado. Ricas em fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A.

 

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8- Sandes Natural
Duas fatias de pão integral recheadas com alface, tomate, cenoura e por exemplo, uma fatia de queijo branco e uma fatia de blanquet de peru, são uma boa opção.

 

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9- Suco Verde
Ajudam a eliminar toxina do corpo e a diminuir a retenção de líquidos. Experimenta, 2 fatias de abacaxi, 1/2 sumo limão, 1 folha de couve, 1 punhado de hortelã e 1 raspa de gengibre. Junte água gelada ou água de coco e bata tudo no liquidificador.

 

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10- Batidos de Fruta
Basta colocar num liquidificador frutas à tua escolha e juntar 150 ml de leite magro. Podes ainda acrescentar 1 colher (sopa) linhaça ou aveia.

Que tal as nossas sugestões? Agora só tens de ir alternando o teu lanche ou criar outros com base nestes. O importante é não esqueceres que cada pessoa tem as suas necessidades de calorias e nutrientes, que dependem de diversos factores como a idade, actividade física e até mesmo o objectivo pessoal de cada um (perder peso, ganhar massa muscular……). Para garantir resultados e não correr risco o mais aconselhável é mesmo consultar alguém especializado para te orientar.

 

 

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