Toca a mexer, o exercício faz bem e não é só para emagrecer

Fazes parte da estatística de desistências na prática de exercício físico? Pois não és o único, muitos são aqueles que desistem no meio do caminho ou até mesmo, no início. As razões para desistir podem ser muitas mas, como diz a frase “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, por isso é tudo uma questão de perseverança.

Para começares a  obter benefícios para a tua saúde, dizem os estudos, basta 30 minutos de actividade física, por dia. Melhoria no sono, humor, qualidade de vida, emagrecimento saudável e diminuição do risco de doenças cardiorespiratórias, são alguns dos benefícios obtidos através da prática de exercício físico frequente. Estás à espera do quê para começar?

Para te ajudar a manter concentrado nesta missão aqui ficam 6 valiosas dicas.

  1. Escolhe uma actividade que gostes de fazer.
    act fisica
    Existem muitas opções por onde escolher, o ideal é procurares algo que te dê prazer e com a qual te identifiques. Fazer por obrigação só te vai ajudar a desistir mais depressa.
  2. Marca na agenda um tempinho para a tua actividade
    agenda
    Estabelecer dias e horários é o ideal, não quer isto dizer que não possas ter de alterar um outro dia, o importante é não deixar passar dias em branco. Cansaço e condições climatéricas (frio, calor) não são desculpas aceitáveis. Experimenta anotar os benefícios que tens vindo a verificar e terás bons motivos para continuar.
  3. Estabelece objectivos possíveis
    objectivos
    Não comeces por exercícios muito pesados ou rigorosos que te podem levar a tensões musculares e fadiga. Objectivos mensuráveis e concretizáveis são as tuas metas e depois só tens de ir aumentando o ritmo ao longo do tempo.
  4. Respeita orientações médicas
    medico
    Consulta um médico para ver que actividades são mais recomendadas para ti.
  5. Não te foques apenas na perda de peso
    qualidade vida
    O foco deve estar igualmente no bem-estar e qualidade de vida, por isso não vale a pena pesares todos os dias. As estimativas dizem que os resultados só são visíveis após 8 semanas de exercícios, por isso, o melhor é subires apenas à balança a cada 15 dias.
  6. Alimenta-te bem, dorme bem e bebe muita água.
    alimentaçãohidrataçãosono
    Quando o objectivo final da prática de exercício físico é o emagrecimento saudável, então devem-se ter igualmente alguns cuidados com a alimentação, o sono e a hidratação. Ter um acompanhamento nutricional não é má ideia, mas já sabes que saladas, verduras e frutas são alimentos obrigatórios, assim como, no mínimo, 2 litros de água por dia.
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