Hidrate a sua pele com Máscaras Faciais Caseiras, fáceis e simples de fazer

mascaras

Da minha boca sai muitas vezes a expressão ” não estou para me preocupar, não quero rugas nem cabelos brancos”. É certo que é mais fácil dizer do que fazer, mas também é verdade que se não fores tu a cuidar de ti, quem cuidará!!!

Para além de ser o maior orgão do corpo humano, a pele assume uma grande importância funcionando como a primeira e principal barreira contra agentes patógenos.  Além disso é ela que regula a temperatura e protege as estruturas internas do nosso corpo, ao mesmo tempo que nos proporciona sensações como o toque.

Resumindo, é importante cuidar da nossa pele, porque pele lisa e brilhante é sinal de saúde e não esquecer nunca que muitos são os factores que a podem afectar negativamente, tais como: exposição solar excessiva, abuso de maquilhagem e sabonetes, alcoolismo, tabagismo e uma dieta pouco saudável e desequilibrada.

Ou seja, entre trabalho, casa, contas, filhos, problemas, etccccc está na hora de arranjar um tempinho para parar, respirar e mimar a sua pele. Com ingredientes caseiros é possível arranjar uma solução para revitalizar e realçar a beleza da nossa pele, sem ser necessário idas aos salões de beleza ou gastar fortunas em cremes. No aconchego das nossas casas e tendo em conta a finalidade que queremos dar à máscara e o nosso tipo de pele podemos fazer máscaras faciais naturais, para hidratar, remover células mortas ou reafirmar as linhas de expressão do nosso rosto.

Eis algumas sugestões que pesquisamos e que gostaríamos de partilhar convosco.

 mascaras_2mascaras_1

 

Tipos de Máscaras e Função

1- com efeito tensor: aplicação húmida que ao secar provoca tensão na pele, favorecendo a circulação sanguínea e a nutrição celular;

 

2- com efeito reafirmante: aplicação húmida que ao secar provoca tensão reafirmando os tecidos;

 

3- esfoliante: eliminação de células mortas;

Máscara #1: Mel e amêndoas – Vais precisar apenas de uma colher de sopa de mel e duas amêndoas. Começa por esmaguar as amêndoas até obteres um pó muito fino e mistura com mel. Acrescenta uma colher de chá de sumo de limão e aplica suavemente no rosto com massagem circular, deixando secar por 15 minutos. Enxagua  com água morna.
Máscara #2: Mel – Basta aplicar o mel de maneira uniforme em todo o rosto. Deixar por 15 minutos e retirar com água fria;

 

4- hidratante: criação de uma barreira protectora, impedindo a evaporação da água superficial da pele e favorecendo o desaparecimento de rugas, reafirmação das linhas de expressão do rosto;

Máscara #4: Frutas – Faz uma pasta com uma banana madura e aplica suavemente no rosto e no pescoço, deixando descansar por 15 minutos. Retira a máscara com água fria para ativar a circulação sanguínea.

Máscara #5: Pepino – Descasca um pepino e tritura finamente até obter uma pasta, depois é só retirar com água fria.

 

5- estimulante: estimulação dos vasos capilares e superficiais, nutrição dos tecidos;

Máscara #11: Morangos – Tritura vários morangos, mistura-os com mel e aplica na pele deixando descansar por 20 minutos. Remove a máscara com água fria.

Máscara #12: Creme nutritivo – Mistura uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de água mineral, uma colher de chá de água de rosas e uma colher de sopa de iogurte ou leite. Aplica no rosto com um pequeno algodão e deixa descansar por 15 minutos. Remove com água fria;

 

6- clareamento: absorção do excesso de melanina e eliminação de sardas e manchas;

Máscara #9: Tomate – Pica um tomate ao meio e passa pelo rosto. Após descansar por 15 minutos, retira com água morna.

Máscara #10: Limão – Mistura uma colher de sopa de mel com outra de sumo de limão. Aplica com algodão na pele do rosto e deixa descansar por 20 minutos.  Para retirar passa um algodão e água mineral (é importante limpar bem pois a exposição da pele com limão ao sol pode causar manchas).

 

7- renovadora: eliminação de células mortas e activação da renovação celular.

Máscara #6: Rosto liso – Mistura duas colheres de sopa de mel com um ovo batido. Acrescenta uma colher de sopa de suco de limão e aplica no rosto, massajando suavemente. Deixa por 20 minutos e limpa o rosto com leite desnatado morno.

Máscara #7: Rosas e Juventude – Esmaga cinco pétalas de rosas frescas e coloca no rosto por 15 minutos. Remove com água fria.

Máscara #8: Iogurte – Mistura uma xícara de iogurte natural com uma colher de chá de sementes de erva doce e outra de folhas esmagadas da mesma planta. Aplica o creme em todo o rosto e deixa descansar por 20 minutos, retirando depois com água morna.

Está na hora de arregaçar as mangas e tendo em conta o teu tipo de pele e aquilo que o teu rosto necessita, começar a fazer algumas destas sugestões de máscaras caseiras. Importante não esquecer de antes de aplicar a máscara, lavar bem a face, para eliminar poeiras e suor. As máscaras podem ser aplicadas diariamente, mas o ideal é deixar a pele descansar por um dia. Deves fazer apenas a quantidade que vais usar, mas se por acaso sobrar podes sempre guardar num recipiente de barro e e colocar no frigorífico até ao dia seguinte.

Depois já sabes é só partilhares connosco as tuas opiniões, sugestões, frustrações … 🙂

 

Fontes: http://melhorcomsaude.com/12-melhores-mascaras-faciais-caseiras/; http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/mascaras-caseiras-para-hidratar-o-rosto/2151; http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/pele-bonita-em-tres-passos-lavar-tonificar-e-hidratar/1234; http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/passe-longe-das-atitudes-que-podem-prejudicar-a-sua-pele/1289; http://www.bioderma.com/pt/em-contacto-com-a-sua-pele/a-pele-e-um-orgao.html; http://www.eucerin.pt/sobre-a-pele/conhecimentos-basicos-da-pele/factores-que-influenciam-a-pele; http://cuidadoscomapele.org/tipos-de-pele-conheca-o-seu-tipo-de-pele

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s