Aveia – porque fazer dieta é um modo de vida

aveia

Fazer dieta e passar fome não combinam. Para perder peso não é necessário “fechar a boca”, até porque passar fome é um dos piores inimigos da dieta. Deve-se sim comer em menor quantidade e alimentos saudáveis. É neste sentido que a aveia se pode tornar um dos seus aliados, pois entre os muitos benefícios que têm destaca-se a promoção da sensação de saciedade.

Benefícios da Aveia:

  1. Reduz o colesterol
  2. Protege contra doenças cardíacas
  3. Ajuda a manter baixos os níveis de glicose no sangue (Diabetes)
  4. Ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de cancro
  5. Ajuda a reduzir  o risco de asma na infância
  6. Auxilia no bom funcionamento intestinal
  7. Ajuda na perda de peso
  8. Ajuda a reforçar o sistema imunológico e combater infecções
  9. Combate a depressão

Rica em minerais como o cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia necessita de ser consumida de forma correcta de modo a obter os seus efeitos positivos. Segundo a nutricionista Vivian Goldberger “Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre)”. A sua utilização não tem necessariamente de ser feita sob a forma de papas ou granola ao pequeno-almoço, pode também consumi-la em sumos ou batidos e até mesmo em receitas de tortas, quiches, pães e almôndegas. O que diria de umas cookies de aveia para começar o dia ou para matar a fome ao lanche um snack delicioso.

Pode encontrá-la sob 3 formas distintas:

Em flocos – processo que conserva os principais nutrientes uma vez que o grão é prensado integralmente. Ideal para polvilhar sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo – proveniente da camada externa do grão, possui uma maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para a massa de pães e bolos.

Farinha – obtida da parte mais interna do grão perdendo assim na carga de fibras. A alternativa ideal para substituir a farinha de trigo, pode ser utilizada em  pães, panquecas e bolos.

Esta é uma sugestão para utilizar a aveia e que pode muito bem fazer a vez de um pequeno almoço ou até mesmo de uma sobremesa. Para mais receitas veja aqui.

trifle_fruta_muesli

Trifle de Fruta e Muesli

Ingredientes (para 4 pessoas):
100g polpa alperce
100g polpa manga
100g polpa pêssego
40g maça em anéis
25g cerejas secas
450 ml sumo de maça sem açúcar
6 sementes de cardamomo
6 cravinhos
1 pau canela
300g iogurte natural
100g muesli crocante, sem açúcar
frutos secos para decorar

Modo de Preparação: Coloque as polpas de alperce , manga e pêssego, os anéis de maça e as cerejas numa caçarola. Junte o sumo de maça, misture as especiarias e aqueça tudo. Cozinhe a mistura e deixe-a ferver em lume brando durante 15 minutos, até a fruta estar macia. Deixe arrefecer na caçarola.

Retire as especiarias, transforme a compota de frutas em puré e coloque no frigorífico durante cerca de 1 hora. Vá colocando o puré, o iogurte o muesli em camadas, usando taças de sobremesa. Polvilhe com um pouco de muesli e sirva guarnecido com pedaços de frutos secos.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/aveia-todo-diahttp://www.saudedica.com.br/os-7-beneficios-da-aveia-para-saude/http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-beneficios-da-aveia.htm

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s