Bolo Rico de Morangos

Já alguns anos para cá que se tornou tradição ter um Bolo Rico de Morangos nos aniversários cá de casa. Este ano como não podia deixar de ser a tradição voltou a repetir-se e quando perguntaram ao Vasco que bolo queria para comemorar o aniversário com os colegas da escola e respondeu logo que tinha de ser aquele dos morangos que todos adoram 🙂 É daqueles bolos que de tão bons que são não se consegue dizer que não a uma segunda ou até mesmo terceira fatia. Como gostamos de partilhar e de dar a conhecer boas receitas, aqui fica a deste bolo que pode muito bem servir como bolo de aniversário para uma festa ou simplesmente porque apetece comer algo bom.

 

bolo_rico_morangos_blog_aqui_ha_gata_receitas

 

Ingredientes

5 ovos

1 chávena (almoçadeira) de açúcar

1/2 colher (café) de baunilha ou algumas gotas

1/ chávena de farinha maizena

1/2 chávena de farinha de trigo

1 pitada de sal fino

 

Para rechear e decorar: chantilly, cerca de 750g de morangos e 2 cálices de vinho do porto (caso seja para festas de criança pode substituir por sumo de laranja natural ou outro à escolha)

 

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180º C.  Lave os morangos, tire-lhes os pés e coloque-os numa tigela. Espalhe por cima deles 2 colheres de açúcar e regue com o vinho do porto, deixando repousar por 1 a 2 horas.

Unte uma forma com margarina, forre o fundo com uma rodela de papel vegetal e volte a untá-la.

Misture as duas farinhas, peneire-as num recipiente e acrescente 4 claras, mais um ovo inteiro. Adicione o açúcar e mexa muito bem até obter um creme fofo e volumoso. À parte junte uma pitada de sal às restantes claras e bata-as em castelo bem firme. Misture alternadamente claras e farinha. Coloque o bolo na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até espetar o palito e este sair limpo.

Deixe arrefecer e corte o bolo ao meio. Espalhe os morangos que deixou a repousar, pelo bolo e de seguida coloque a outra metade do bolo por cima. Faça uma cobertura com o chantilly por todo o bolo e depois decore-o com algumas metades de morangos e folhas de hortelã. Se quiser também poderá colocar na camada do meio algum chantilly por cima dos morangos.

 

Para ver outras receitas clique aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s