Farinhas, quais devo comer e de quais devo fugir

farinhas_2

No que diz respeito às farinhas não podemos colocá-las todas no mesmo saco. Existem diferenças nutricionais e calóricas entre elas que nos podem ajudar a fazer uma melhor escolha, quer se tratem de razões de saúde ou de boa forma.

 

farinha_trigo

Farinha de Trigo
100g contêm cerca de 364 calorias

A mais comum de todas elas pode ser encontrada em variados produtos, desde as massas aos bolos, etc e pode ser consumida nas suas 2 versões: branca ou integral. A integral conserva mais nutrientes que a versão refinada para além de que esta última, são só é pobre em nutrientes e fibras como têm um alto índice glicêmico, não sendo a mais aconselhada para quem é diabético, quer perder peso ou é alérgico ao glúten.

 

farinha_mandioca

Farinha de Mandioca
100g contêm cerca de 340 calorias

Uma opção mais saudável, esta farinha é rica em potássio, desempenhando um papel importante para a saúde do coração e digestão dos carboidratos. É também, uma boa fonte fibras, proporcionando uma sensação de saciedade. Tem sido utilizada para o tratamento da artrite e em dietas sem glúten.

 

farinha_amendoa

Farinha de Amêndoa
100g contêm cerca de 340 calorias 

Alto teor de vitamina E, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e famosas pela suas gorduras benéficas que ajudam a reduzir o colesterol mau, as amêndoas são um óptimo substituto à farinha branca.

 

farinha_quinoa

Farinha de Quinoa
100g contêm cerca de 336 calorias

Pobres em gorduras, sem colesterol e com alto teor de proteínas, a quinoa é muito conhecida por quem pratica uma alimentação saudável. Uma boa opção  para quiches e tortas, ela proporciona uma sensação de saciedade e é óptima para dietas de emagrecimento.

 

farinha_linhaça

Farinha de Linhaça
100g contêm cerca de 500 calorias

Muito popular nas dietas de emagrecimento, a linhaça, tem a função de aumentar o bom colesterol (HDL). Rica em fibras, ômega 3, proteína e fitoquímicos. Utilize-as nos cereais, sopas, batidos, bolos, etc.

 

Está na hora de começar a experimentar estes substitutos à normal farinha branca e como sugestão deixamos uma receita de Queques de Amêndoa e Café.

 

queques_amendoa_cafe

Queques de Amêndoa e Café

Ingredientes:
2 ovos
4 colheres sopa de açúcar mascavado
1 colher sobremesa de cacau em pó
1 colher sopa de manteiga
5 colheres sopa de farinha de amêndoas
2 colheres sopa de farinha de arroz integral
1 colher sopa de fécula de batata
50 ml de café forte
30 ml de leite de amêndoas
1 colher sobremesa de fermento em pó
amêndoas trituradas a gosto

 

Bata os ovos, o açúcar e a manteiga até formar um creme fofo amarelo claro. Coloque o cacau, as farinha, a fécula e bata mais, intercalando com o café e o leite de amêndoas. Por último, incorpore as amêndoas trituradas e o fermento. Despeje nas forminhas ou em uma forma inteira e leve ao forno por 7-10 minutos. Se optar pela forma inteira para cortar depois, faça o teste do palito, pois demora cerca de 20 minutos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s